Sementes de Amor: ADEFIP - Uma Jornada de Inclusão e Esperança

 


Na data de 23 de junho de 2023, um evento grandioso marcou um capítulo inesquecível na história de Poços de Caldas. A ADEFIP, uma instituição poderosa que há décadas tem lutado incansavelmente pelos direitos das pessoas com deficiência, finalmente ergueu a sua sede própria. E hoje, com a voz embargada pela emoção, venho compartilhar um relato pessoal sobre a minha profunda conexão com essa instituição que tanto me acolheu e cuidou de mim.


Na vastidão das minhas memórias, há um episódio que brilha intensamente. Lembro-me claramente de uma tarde de outubro, quando eu era apenas uma criança. A ADEFIP organizava uma festa para comemorar o Dia das Crianças, na quadra poliesportiva próxima à minha antiga casa, a famosa Quadra da Vila Unidas. Nesse dia, conheci pessoas incríveis, como o Senhor Vladimir e a Senhora Fátima. E então, para a minha surpresa, eles cantaram "Parabéns pra você" em alto e bom som, direcionando suas palavras festivas a mim. Descobriram, naquele instante mágico, que o meu aniversário coincidia com aquela data tão especial. O gesto caloroso de terem comprado um bolo especialmente para mim ecoa até hoje, pois foi ali, naquele momento, que a ADEFIP conquistou um espaço profundo em meu coração, tecendo os fios de uma jornada única que ainda se desenrola.


A ADEFIP tem sido uma presença constante ao longo da minha vida. Há mais de 30 anos, essa instituição tem desempenhado um papel essencial na acolhida e no apoio a pessoas com deficiência do município. E hoje, enquanto caminhava pelos corredores dessa nova sede, sinto uma torrente de emoções inundando minha alma. Afinal, para nós, que enfrentamos desafios diários impostos pelas nossas limitações, a ADEFIP é um farol de esperança e um refúgio seguro. Saber que temos um centro de reabilitação em nossa própria cidade é um alívio indescritível. Quando eu era criança, as consultas com médicos especializados exigiam longas e cansativas viagens até o Estado de São Paulo. Era um tempo de incertezas e distâncias intermináveis. No entanto, graças à obstinação incansável de mães batalhadoras que jamais se deixaram abater, o sonho ganhou vida e a ADEFIP tornou-se uma realidade palpável.


Não existem palavras suficientes para descrever a gratidão que nutro pelos profissionais que compõem a equipe da ADEFIP. Cada um deles carrega consigo uma chama ardente de dedicação e expertise em suas áreas correlatas. Seus olhares repletos de empatia, seu comprometimento incansável e a mestria com a qual desempenham suas funções são testemunhos vivos de um trabalho que vai além da obrigação profissional. Eles compreendem a importância vital da arte de brincar, transformando-a em uma poderosa ferramenta de reabilitação. Nos corredores e nas terapias, encontro rostos de crianças que irradiam pura alegria, pois ali encontram um espaço onde suas habilidades são valorizadas e seus sonhos são estimulados.


Além disso, a ADEFIP também desempenha um papel crucial na luta pela inclusão em Poços de Caldas. Ao auxiliar as escolas municipais a trabalhar com crianças com deficiência, ela estabelece um exemplo poderoso para toda a comunidade. A ADEFIP mostra ao mundo que a deficiência é apenas uma característica e não uma limitação. Ela nos ensina que corpos diversos merecem ocupar cada espaço que lhes é de direito.


Hoje, enquanto ouvia palavras sobre a efemeridade da existência humana, percebi que, embora possamos partir um dia, deixamos nosso legado por meio de respeito e histórias entrelaçadas com instituições como a ADEFIP. É por isso que defendo e defenderei a ADEFIP com todas as minhas forças. Afinal, ela não apenas transformou a minha vida, mas também tocou incontáveis outras vidas que necessitam de apoio e amparo.


A ADEFIP é um abraço amoroso de uma mãe que acolhe, que envolve, que acalenta e cuida. Ela é uma força imensurável que, dia após dia, molda destinos e constrói pontes para um futuro mais inclusivo e igualitário. Portanto, compartilho com vocês o amor que nutro por essa instituição que transcende barreiras e desafia limites.


Em resumo, a ADEFIP é o pulsar de um coração que bate em harmonia com os sonhos e as esperanças de todos nós. Que o seu legado de superação, resiliência e compromisso inspire gerações futuras a seguirem em frente, enfrentando obstáculos com coragem e determinação. Enquanto celebramos essa conquista histórica, recordemos que a ADEFIP é muito mais do que uma instituição - ela é a personificação da transformação e da força humana em sua forma mais genuína.


E como a presidente Ana Paula Tranche sempre pontua “Juntos somos mais”.


Caso tenha interesse e queira conhecer mais da história e trabalho da instituição https://www.youtube.com/@adefip-associacaodosdefici9308


https://adefip.org.br/


André Marino



#ADEFIP #Inclusão #TerritórioPCD #Amor #Esperança #VidaComDeficiência #Reabilitação #HistóriasDeSucesso




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indignação com o Transporte Porta a Porta em Poços de Caldas

A investida da Extrema Direita contra a Solidariedade

Manifesto em Defesa da Inclusão