Manifesto em Defesa da Inclusão


    Meu nome é André Marinho e, como cidadão com deficiência, dedico minha vida à luta incessante pela inclusão e acessibilidade. Formado em Direito e Bacharelando em Assistência Social, atuo incansavelmente para conscientizar a sociedade sobre a importância de construirmos um mundo onde todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades, tenham os mesmos direitos e oportunidades. O Estado e a sociedade tem o dever de fazer a inclusão acontecer como está no artigo 8º da lei 13.146 de 2015.

    "Art. 8º É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico."

    Embora meu trabalho seja árduo e dedicado, deparo-me com críticas infundadas de pessoas que tentam limitar minha voz ao âmbito das instituições que frequento para reabilitação. Afirmam que não posso ter opinião própria, ignorando meu conhecimento e ativismo na área, como se minha deficiência me privasse da capacidade de pensar e agir de forma autônoma.

    Recentemente, ao comentar em uma publicação no Instagram de uma página que se autointitula "jornalística", me vi diante de um ataque. A postagem exibia a bandeira do Brasil em 25 de fevereiro de 2024, data utilizada por apoiadores de um candidato inelegível e de extrema direita para demonstrar seu apoio. Como cidadão consciente e comprometido com a democracia, expressei minha opinião crítica sobre a imagem, algo que considero um direito fundamental e inalienável.

    É importante salientar que sou crítico ferrenho de governos de direita, que historicamente relegaram as minorias a segundo plano. Na gestão anterior, por exemplo, presenciamos a tentativa de segregação de pessoas com deficiência em escolas especiais e o sucateamento de políticas públicas essenciais para a nossa comunidade.

    Defendo com veemência políticas sociais inclusivas. Acredito em um Estado que valorize a diversidade, lute pela igualdade e combata o retrocesso. É fundamental que tenhamos um governo que reconheça a importância da inclusão da pessoa com deficiência em todos os âmbitos da sociedade, desde a educação e o trabalho até a cultura e o lazer.

    Ao mesmo tempo, reconheço e sou grato às instituições que frequento e aos profissionais que me auxiliaram na conquista de uma vida com qualidade. Através delas, conheci pessoas incríveis e pude desenvolver minhas habilidades de comunicação e liderança, ferramentas essenciais para a minha luta pela inclusão.

    Meu compromisso com a luta pela inclusão se estende além do meu trabalho individual. Sou membro ativo do Conselho da Pessoa com Deficiência de Poços de Caldas, onde atuo diretamente na defesa dos direitos da comunidade PcD do município. Através da participação no conselho, tenho a oportunidade de contribuir para a elaboração de políticas públicas, acompanhar a execução de ações e projetos e fiscalizar o cumprimento da legislação.
Minha luta não se limita à comunidade PcD. Sou um defensor ferrenho das minorias e luto com fervor pelos direitos dos povos indígenas, da comunidade preta, da comunidade LGBTQIAPN+, das mulheres e das pessoas em situação de rua. Acredito que a construção de uma sociedade justa e inclusiva passa pelo reconhecimento e respeito à diversidade em todas as suas formas.

    Minha voz jamais será silenciada! Continuarei a usá-la para defender os direitos das minorias e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos. A luta pela inclusão da pessoa com deficiência e de todas as minorias é uma luta coletiva, e convido todos a se unirem a mim nesse movimento.

    Juntos, podemos construir um país onde a diferença seja valorizada e a inclusão seja uma realidade para todos!


#Inclusão #Acessibilidade #LiberdadeDeExpressão #DireitosDaPessoaComDeficiência #Minorias #LutaSocial #TerritórioPCD #ConselhoDaPessoaComDeficiência #PovosOriginários #ComunidadePreta #ComunidadeLGBTQIAPN+ #DireitosDasMulheres #PessoasEmSituaçãoDeRua

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indignação com o Transporte Porta a Porta em Poços de Caldas

A investida da Extrema Direita contra a Solidariedade